14/08/2009

PLANTÃO E CORREÇÃO P. 175

Oi galera!

Anote, entre e tire suas dúvidas para a prova:

PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS via MSN (fernanda.prof@hotmail.com):
domingo, 16/08, de 11h ao meio-dia.
Aguardo vocês!


CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA P. 175 (1 A 5)

1. O que provocou o Crack da Bolsa de Nova Iorque em 1929?
Ocorreu como consequência da grande especulação que envolvia os preços das ações e o desequilíbrio entre: a superprodução de mercadorias e o mercado consumidor reduzido devido à retomada da produção européia e a má distribuição de renda nos EUA.

2. Explique o que foi o New Deal.
Foi um plano econômico adotado pelo governo dos EUA para tentar combater a crise e era composto de várias medidas, tais como a intervenção do estado na economia, a realização de grande obras públicas que deveriam criar novos empregos, etc.

3. Qual foi o efeito da Grande Depressão sobre outros países?
Praticamente destruiu a economia dos países que dependiam do mercado norte-americano para vender seus produtos. Países como o Brasil, da noite para o dia, ficaram sem ter como escoar a produção de seus produtos agrários (ex.: café).
Países europeus, tais como a Alemanha, que dependiam de empréstimos e investimentos dos EUA para recuperar suas economias após a I Guerra, sofreram e entraram em colapso econômico.

4. A partir das informações contidas neste capítulo, defina as ideologias nazista e fascista. Há pontos comuns entre ambas? Quais?
As ideologias fascista e nazista nascem das frustraçõs causadas pela I Guerra Mndial em grande parte dos ex-soldados. Em comum tinham a proposta de militarização das sociedades italiana e alemã, a criação de governos fortes que combatessem o perigo comunista e a exaltação do nacionalismo.

5. Quais eram as estratégias de propaganda utilizadas por Mussolini?
Benito Mussolini se valia da imprensa, do rádio e do cinema para difundir a imagem de que era o salvador da pátrica, que havia erradicado o crime, a pobreza e as tensões sociais. Conseguia arrebanhar milhares de jovens apra participarem de suas cerimônias políticas fardados de fascistas e contando hinos ufanistas.

6. O que Hitler defendia em seu livro Minha Luta (Mein Kampf)?
No livro, Hitler rejeitava a tradição judaico-cristã e o Iluminismo, defendendo uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo racial. Por meio da raça alemã homogênea, o nacional-socialismo (nazismo) realizaria uma revolução mundial, em que a Alemanha, liderada por um homem forte, criaria um vasto império, pondo fim à decadente civilizaçaõ liberal e acabaria com o comunismo.
Como raça superior, os alemães deveriam conquistar um espaço vital, expandindo seu império ao dominar raças inferiores como os judeus (anti-semitismo ou ódio, preconceito e perseguição aos judeus) e os povos eslavos do leste (Polônia, URSS, etc).

7. Explique o processo pelo qual Hitler ascendeu ao poder.
Hitler chegou ao poder com a Grande Depressão e o fim dos investimentos americanos na Alemanha. A crise econômica na Alemanha favoreceu o crescimento do Partido Nazista nas eleições para o Parlamento, possibilitando a sua indicação para o cargo de Primeiro-Ministro.
Em 1933, Hitler aproveita a morte do presidente e o incêndio do Parlamento (Reichstag) para ampliar seus poderes, iniciar sua ditadura e perseguir seus opositores.

8. Descreva os mecanismo de propaganda utilizados para a exaltação do Nazismo.
Hitler aplicou técnicas do teatro e da publicidade para manipular as massas, além do controle da imprensa.
Nos comícios (verdadeiras cerimônias detalhadamente organizadas) a pessoa perdia a noção de individualidade e o senso crítico ao ser bombardeada por gritos da multidão, bandeiras e a oratória inflamada.
O governo usava a propaganda para mobilizar constantemente as emoções das massas, por meio da decoração de edifícios públicos com a suástica nazista, a instalação de alto-falantes no ambiente de trabalho e escolas com paralisações para transmissões e os desfiles da SA (tropas de choque) e SS (elite militar e polícia) nazistas.


CURIOSIDADE: No Brasil é crime veicular a suástica, de acordo com a lei n.º 7716. Veja:

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97) Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

Um comentário:

  1. Oi Fernanda é a Luisa, tudo bem?
    Eu estava no msn na hora do plantao tira dúvidas mas você nao estava online,voce pode me reponder algumas coisas aqui pelo blog?
    1 - o que é fascismo?
    2 - o que é nazismo?
    3 - qual a diferença entre eles ?
    e 4 -como se caracterizava a república de Weimar?

    ResponderExcluir

ANITA - PARTE II - COMO ESCAPOU DOS NAZISTAS