31/08/2009

Entrega da Prova 3

Oi galera, tudo bem?
Eu e o Artur estamos ótimos e dia 08, com o ultrasom, saberei mais sobre o nascimento dele.

Fiz a correção da prova 3 e a Elizeth já recebeu hoje os envelopes. Em breve a prova será entregue a vocês. A maioria dos alunos conseguiu média.

PARABÉNS AOS ALUNOS QUE SE DESTACARAM (nota 7,0 pra cima):
9ª Série A: Andressa (total 8,0), Carolina Lodi (total), Júlia Laureano (total), Luísa Evangelista, Amanda Batista, Ana Carolina Viana, Bárbara, Bárbara Duarte, Gabriela Favarini, Gabriela Barreto, Gustavo Campos, Jéssica Perché, Letícia Bevilaqua, Leuma Leão, Matheus Campos, Nathalia Lima, Rafaela e Raquel.

9ª Série B: Tulio César, Pedro Araújo, Matheus Paes, João Francisco, Gibran, Emídio, Isabella da Costa, Nacle, Ana Cristina e Rodrigo de Melo.
Continuem assim! Parabéns!!!

E que todos estudem mais para que essa lista cresça!
Mil abraços!
Fernanda

28/08/2009

QUIZZ

Olá queridos alunos!

Aprendam e testem seus conhecimentos sobre os temas abaixo. É só clicar em cada quizz:
República Nova ou Era Vargas (Governo Provisório e Governo Constitucional. Exclui o Estado Novo)

Mil beijos! Saudades!
Fernanda

19/08/2009

REVISÃO DA VYASA

Olá galera! Saudades de vocês!
Baixem aqui os slides de revisão da professora Vyasa para a próxima prova.
Um abração meu e do Artur. =]
Fernanda

14/08/2009

PLANTÃO E CORREÇÃO P. 175

Oi galera!

Anote, entre e tire suas dúvidas para a prova:

PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS via MSN (fernanda.prof@hotmail.com):
domingo, 16/08, de 11h ao meio-dia.
Aguardo vocês!


CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA P. 175 (1 A 5)

1. O que provocou o Crack da Bolsa de Nova Iorque em 1929?
Ocorreu como consequência da grande especulação que envolvia os preços das ações e o desequilíbrio entre: a superprodução de mercadorias e o mercado consumidor reduzido devido à retomada da produção européia e a má distribuição de renda nos EUA.

2. Explique o que foi o New Deal.
Foi um plano econômico adotado pelo governo dos EUA para tentar combater a crise e era composto de várias medidas, tais como a intervenção do estado na economia, a realização de grande obras públicas que deveriam criar novos empregos, etc.

3. Qual foi o efeito da Grande Depressão sobre outros países?
Praticamente destruiu a economia dos países que dependiam do mercado norte-americano para vender seus produtos. Países como o Brasil, da noite para o dia, ficaram sem ter como escoar a produção de seus produtos agrários (ex.: café).
Países europeus, tais como a Alemanha, que dependiam de empréstimos e investimentos dos EUA para recuperar suas economias após a I Guerra, sofreram e entraram em colapso econômico.

4. A partir das informações contidas neste capítulo, defina as ideologias nazista e fascista. Há pontos comuns entre ambas? Quais?
As ideologias fascista e nazista nascem das frustraçõs causadas pela I Guerra Mndial em grande parte dos ex-soldados. Em comum tinham a proposta de militarização das sociedades italiana e alemã, a criação de governos fortes que combatessem o perigo comunista e a exaltação do nacionalismo.

5. Quais eram as estratégias de propaganda utilizadas por Mussolini?
Benito Mussolini se valia da imprensa, do rádio e do cinema para difundir a imagem de que era o salvador da pátrica, que havia erradicado o crime, a pobreza e as tensões sociais. Conseguia arrebanhar milhares de jovens apra participarem de suas cerimônias políticas fardados de fascistas e contando hinos ufanistas.

6. O que Hitler defendia em seu livro Minha Luta (Mein Kampf)?
No livro, Hitler rejeitava a tradição judaico-cristã e o Iluminismo, defendendo uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo racial. Por meio da raça alemã homogênea, o nacional-socialismo (nazismo) realizaria uma revolução mundial, em que a Alemanha, liderada por um homem forte, criaria um vasto império, pondo fim à decadente civilizaçaõ liberal e acabaria com o comunismo.
Como raça superior, os alemães deveriam conquistar um espaço vital, expandindo seu império ao dominar raças inferiores como os judeus (anti-semitismo ou ódio, preconceito e perseguição aos judeus) e os povos eslavos do leste (Polônia, URSS, etc).

7. Explique o processo pelo qual Hitler ascendeu ao poder.
Hitler chegou ao poder com a Grande Depressão e o fim dos investimentos americanos na Alemanha. A crise econômica na Alemanha favoreceu o crescimento do Partido Nazista nas eleições para o Parlamento, possibilitando a sua indicação para o cargo de Primeiro-Ministro.
Em 1933, Hitler aproveita a morte do presidente e o incêndio do Parlamento (Reichstag) para ampliar seus poderes, iniciar sua ditadura e perseguir seus opositores.

8. Descreva os mecanismo de propaganda utilizados para a exaltação do Nazismo.
Hitler aplicou técnicas do teatro e da publicidade para manipular as massas, além do controle da imprensa.
Nos comícios (verdadeiras cerimônias detalhadamente organizadas) a pessoa perdia a noção de individualidade e o senso crítico ao ser bombardeada por gritos da multidão, bandeiras e a oratória inflamada.
O governo usava a propaganda para mobilizar constantemente as emoções das massas, por meio da decoração de edifícios públicos com a suástica nazista, a instalação de alto-falantes no ambiente de trabalho e escolas com paralisações para transmissões e os desfiles da SA (tropas de choque) e SS (elite militar e polícia) nazistas.


CURIOSIDADE: No Brasil é crime veicular a suástica, de acordo com a lei n.º 7716. Veja:

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97) Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

13/08/2009

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA 3

ROTEIRO DE ESTUDOS - PROVA 3 - 9A SÉRIE:

CAP. 9 (TENSÕES SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA):
- Reler a folha resumo "Movimentos Populares da República Velha" que foi entregue a cada aluno em sala e contém a data, local, líder e causa de cada movimento.
- Reler o capítulo do livro

- Reler o capítulo do livro até a p. 168
- Estudar os exercícios da p.175 (1 a 5)

Bom estudo pessoal!
Abraços! F.

12/08/2009

AULAS EM VÍDEO

Olá! Saudade!
Sugiro que assista os excelentes vídeos abaixo que ajudarão no entendimento dos cap. 10, 11 e 13.
Comente o que você achou!
Um beijão!
Fernanda

10/08/2009

MUDANÇA DE PROFESSORA















Queridos alunos da 9ª Série,

Infelizmente não poderei dar aula para vocês no mês de agosto e sair de licença no dia 08/setembro, conforme eu planejava. O Colégio, numa atitude de cuidado (tema transversal), concedeu dispensa às gestantes por fazermos parte do grupo de risco da gripe suína.
Peço que recebam com muito carinho a professora nova e cooperem com ela.
Eu e o Artur estamos super bem, já no 8º mês. O nascimento deve ser entre o dia 20 e 28 de setembro. Pode ocorrer até no meu aniversário (26/setembro)!
Pedi à professora nova para passar um dever: que vocês escrevam uma mensagem para mim. Vou pedir alguém para buscar com a Elizeth na quarta-feira e vou ler com muito carinho e cuidado o que cada um escrever.
Como não posso sair muito de casa, estarei mais disponível aqui no blog e no MSN (fernanda.prof@hotmail.com). Conte comigo para tirar dúvidas, dar dicas, conversarmos.
Vou sentir muita saudade. =[ Mas sei que preciso preservar o Artur...
Um grande abraço bem apertado!
Profa. Fernanda

ANITA - PARTE II - COMO ESCAPOU DOS NAZISTAS