27/05/2009

Revolução Russa - Slides

Olá!
Assista a cena do Domingo Sangrento no filme "O Encouraçado Potemkin". Esta cena é diferente daquela exibida em sala sobre a revolta dos marinheiros.
Até amanhã!
Abraços!.
F.

26/05/2009

FILMES - REVOLUÇÃO RUSSA



Oi pessoal!
Nosso primeiro conteúdo da etapa 2 é a Revolução Russa. Que tal aproveitar e conhecer um filme sobre o tema? Confira:

Reds
Encouraçado Potemkin - obra-prima do mestre do cinema Eisentein.
Doutor Jivago - filme antigo mas vale a pena
Outubro - do cineasta Sergei Eisenstein
Cuidado com o desenho animado Anastasia. Ele mostra a monarquia czarista como um conto de fadas. Mas é útil para analisarmos.

DICA: Álbum com fotos do último Czar da Rússia e propaganda soviética

Dica da Luisa Capellini (1º ano): O Mistério de Anastasia

Ainda hoje existe a Igreja Ortodoxa Russa e ela continua a defender o tzar!

MAIS: A lenda de Anastácia e o enigmático monge Rasputin.

Beijocas e até amanhã! =]

20/05/2009

NOTÍCIA DNA NO SITE MAGNUM

VEJA QUE LEGAL, SAIU A NOTÍCIA DO DNA NO SITE DO MAGNUM!

Os alunos que participaram do DNA são especiais, pois procuram desafios e oportunidades de crescimento além daqueles que a sala de aula oferece!
PARABÉNS!!! Vocês são show!
Beijos!
Professores Fernanda, Cássia e Marcelo.


P.S.: Façam as Tarefas Extras e sábado será o ENIGMA FINAL! Uhu!

19/05/2009

SLIDES AULA CAP. 4


Olá pessoal! Conforme combinado, baixe AQUI os slides da aula de hoje sobre o Cap. 4. Abraços e até amanhã! F.

CORREÇÃO NOTA - BOLETIM ETAPA 1

Olá!

Faça igual ao Garfiel, confira a sua nota de História no seu boletim!
Qualquer problema, avise-me até amanhã em sala de aula, pois o prazo de correção se encerra nesta quarta-feira.
Abraços!
Fernanda

16/05/2009

PRA GALERA DO DNA

Oi pessoal!

Meu celular deu problema, mas podem usar o outro número que passei.
Quero ver todos se divertindo e detonando no DNA!
Beijos!
F.

12/05/2009

HORA CÍVICA 14/05 - ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO

Olá pessoal!

Seguindo a ideia do nosso tema transversal "Cuidar de mim para cuidar de todos" no aspecto do "Cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos", utilizaremos a hora cívica desta quinta-feira para refletirmos:

Dia 13/05/09 completa 121 anos da Lei Áurea (13/05/1888), que aboliu a escravidão negra no Brasil, mas sabemos que ainda há muito a se fazer para que os afrodescendentes tenham direitos iguais em nossa sociedade.

Vou convidar alguns alunos para lerem os textos que escreveram sobre o filme "Uma onda no ar" e a redação sobre os "Afrodescendentes".


Conto com vocês!
Beijos e até amanhã!
F.

CRONOGRAMA DNA

Galera,

Amanhã é o último dia para vocês me passarem o papel com o nome do líder para eu cadastrá-los no site do DNA. E no dia seguinte termina o prazo para pagar a inscrição (R$52,00 por equipe). Confira o cronograma abaixo (clique para AMPLIAR):


Beijocas e até amanhã!

08/05/2009

CONVITE DNA

Olá galera!
Vocês estão convidados a participar do DNA (DESAFIO NACIONAL ACADÊMICO) 2009! Me coloco à disposição de vocês para ser a sua professora organizadora e resolvermos enigmas até de madrugada!

O DNA é um tipo de gincana virtual, onde equipes do Brasil inteiro participam. É uma maneira muito divertida de aprender, um jogo muito legal!

Cada aluno, da sua própria casa, pode interagir via MSN ou outras ferramentas para trocar idéias, pesquisar e responder os desafios. É permitido usar a Internet, a pesquisa em livros e a consulta a professores ou terceiros na resolução dos desafios.

PRAZO DE INSCRIÇÃO: até 13 de maio!
Como participar:
1. Monte a sua equipe com 5 pessoas (podem ser alunos de salas diferentes). Escolham o nome da equipe e quem será o líder.
2. O líder deve anotar o nome da equipe e também seus dados pessoais (nome, sobrenome, e-mail, data nascimento) e me passar para eu cadastrá-los no site.
3. Depois de cadastrados, o líder precisa recolher a quantia de cada membro da equipe e fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 52,00 (cinqüenta e dois reais) por equipe. A taxa é por equipe e não por aluno.
Datas:
Pagamento das inscrições: até 14/maio
Resolução dos desafios: 17/maio
Tarefas extras: 21/maio
Enigma Final: 23/maio

Vamos encarar esse desafio??? Conto com você!

03/05/2009

RESPOSTAS DOS EXERÍCIOS COMPLEMENTARES

Olá!
Pra galera da 9ª B conferir:
Correção da folha de Exercícios Complementares
5) Quais as necessidades das potências industriais?
Expandir mercado consumidor, obter matérias-primas e mão-de-obra baratas, além de novos mercados para investir.
6) Cite os territórios do globo dominados economicamente pelas nações imperialistas.
África, Ásia e América Latina.
7) Qual a diferença entre colonialismo e neocolonialismo?
No colonialismo a metrópole controlava a colônia em seus aspectos econômicos, políticos e culturais. No neocolonialismo é possível que os países dominados mantenham uma certa independência política para determinarem seus próprios governantes.
8) Explique a relação entre a figura acima e a Primeira Guerra Mundial.
A imagem mostra a disputa imperialista das potências européias em busca de cada vez mais colônias para expandir seus mercados. Essa disputa entre várias potências por cada vez mais áreas de influência acabou levando a uma situação de guerra, sendo, portanto uma das causas da I Guerra Mundial.
9) Explique a afirmação abaixo: "Neste período ocorreu uma extraordinária mudança no papel das mulheres na sociedade".
Durante a I Guerra Mundial, os homens foram deslocados para os campos de batalha e coube às mulheres manter a produção industrial e agrícola. Isso gerou o aumento significativo das mulheres no mercado de trabalho. Após conquistarem sua independência financeira as mulheres promoveram mudanças na moda e nos costumes e partiram em busca dos seus direitos políticos, tal como o direito ao voto.
10) Que país é esse? Por quê manteve a neutralidade no início da guerra?
Estados Unidos é o país que manteve a sua neutralidade no início da guerra para fornecer armas, suprimentos e empréstimos aos dois lados da Europa em conflito.
10.1) Qual a situação dese país ao acabar a Grande Guerra?
Tornou-se a maior potência capitalista do mundo, concentrando metade das indústrias do planeta e também o maior credor, pois os países europeus lhe deviam muito dinheiro em função dos empréstimos recebidos dos EUA.
11) O que foi o Tratado de Versalhes? O que determinava?
Foi um tratado assinado ao final da I Guerra Mundial entre os países vencedores e a derrotada Alemanha. O Tratado determinava várias e pesadas penalidades sobre a Alemanha, tais como a proibição de recrutar e de manter um exército, o repasse de suas armas e navios aos países vencedores e a obrigação de pagar multas.
O Tratado mergulhou a Alemanha na maior crise econômica da sua história.
12) Explique por quê o tratado não garaintiu a paz esperada.
O tratado, tal como previa o governo dos EUA, gerou na Alemanha uma grave crise econômica e social, além de um profundo sentimento de revolta e desejo de vingança explorados pelo partido Nacional Socialista (Nazista) e sendo a semente para a II Guerra Mundial.
13)O mapa da Europa sofreu várias mudanças em consequência da Primeira Guerra Mundial. Aponte, no mínimo, quatro mudanças.
1. Fim do Império Austro-Húngaro e surgimento de novos países: Áustria, Hungria.
2. Fim do Império Turco-Otomano e surgimento da Turquia.
3. A Alemanha tem seu território reduzido: a região de Alsácia e Lorena volta para a França.
4. Surge a Polônia a partir de territórios que antes pertenciam à Alemanha e à Rússia.
5. A Bósnia-Herzegovina, a Sérvia e outros pequenos territórios se unem formando um novo país: a Iugoslávia.
6. A fragilidade do Império Russo, que abandona a guerra em 1917, foi a oportunidade para esses territórios conquistarem sua independência e se tornarem novos países: Finlândia, Lituânia, Letônia e Estônia.

01/05/2009

Atenção!

Devido a problemas técnicos (baby!), vou ter que adiar o PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS para Domingo, 03/05, das 19h às 20h.

Abraços!
F.

ANITA - PARTE II - COMO ESCAPOU DOS NAZISTAS